terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Sede Santander, em Cobrança

Grupo anuncia aquisição de cinco carteiras e promete mais.

O Grupo Santander Brasil, que reúne os Bancos Santander e Real, fechou acordos para a compra de cinco carteiras de crédito (consignado e crédito corporativo) de outras instituições. E dá pinta que não vai parar por aí, entrando nesta nova aposta. Não esconde que está em negociação para adquirir novas carteiras.

Redes sociais ajudam localizar devedores

72% dos inadimplentes considerados perdidos podem ser encontrados nos perfis das redes sociais

Um estudo feito para o MBA executivo IGEOC-ACREFI em Crédito e Cobrança comprova a eficiência das redes sociais na localização de inadimplentes. 613 clientes de um total de 852 pesquisados têm perfil no Facebook e foram identificados pelas empresas de cobrança, o que corresponde a 72% do total da amostra. 
O grupo que participou da pesquisa é formado por devedores de todas as regiões do Brasil, com mais de 720 dias de atraso em financiamentos de veículos, cartão de crédito, empréstimo consignado e consórcio. Todos eram clientes com o status de "deslocalizados" (terminologia utilizada pelo setor de cobrança), ou seja, pessoas que já haviam sido procuradas, sem sucesso, por contato telefônico, SMS, e-mail e mala direta e que se foram consideradas "perdidas" pelas empresas de cobrança. 

Em números absolutos, a região Centro-Oeste foi a campeã de localizações. Lá 83% dos clientes "deslocalizados" têm perfil no Facebook. Em seguida vem as regiões Sul (com 80%), Sudeste (77%), Norte (60%) e Nordeste (57%). "Esse resultado comprova o surgimento de um novo canal de comunicação com o cliente. Acreditamos que a cobrança caminha a passos largos para tornar-se multicanal, dentro, é claro, das regras do Código de Defesa do Consumidor, de não expor o cliente a nenhum tipo de constrangimento ou ameaça", explica a superintendente do Instituto GEOC, Anna Zappa. 

A autora do estudo e aluna do MBA, Tatiana Pomar, lembra que, no segundo trimestre de 2011, o acesso à internet atingiu 77,8 milhões de brasileiros, que passaram em média 69 horas on-line, conforme pesquisa do IBOPE Nielsen Online. Os sites de redes sociais chegaram a 39,3 milhões de pessoas, equivalente a 87% dos internautas em agosto de 2011, colocando o Brasil como o 2º pais do mundo em penetração nas redes sociais. "É necessário estar presente onde o cliente está. Somente desta forma é possível suprir as demandas atuais de forma eficaz e eficiente. Para as empresas se adequarem a essa nova realidade, atendendo as necessidades de seus clientes e superando as suas expectativas para criar um vínculo de fidelização com o consumidor, ela deve ser multicanal na sua comunicação", afirma Tatiana.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Greve dos bancários chega ao fim após 21 dias

A greve dos bancários, que nesta segunda-feira (17) completou 21 dias, chegou a contar com a participação de 42 mil bancários em São Paulo, Osasco e região e quase 9,5 mil locais de trabalho parados em todo o país chega ao fim.

O resultado inclui aumento real de salário pelo oitavo ano consecutivo, valorização do piso e PLR maior. “Todos os bancários, de bancos públicos e privados, agências, departamentos, que participaram da luta, são os protagonistas de mais essa vitória”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. 

A dirigente lembra que quando a campanha começou, a federação dos bancos afirmava que os bancários não poderiam ter aumento real novamente. Paralelamente, a imprensa difundia amplamente a tese de que esses aumentos poderiam pressionar a inflação. Fenaban e governo ameaçavam com o desconto dos dias parados. 

Até às 23h de ontem, segundo a Contraf-CUT, aprovaram a propostas da Fenaban, Banco do Brasil e Caixa Federal: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Florianópolis, Campo Grande, Rondônia, Acre, Campinas, Juiz de Fora. Guarulhos, Niterói, ABC, Presidente Prudente, Araraguara, Mogi das Cruzes, Baixada Fluminense, Angra dos Reis, Londrina, Blumenau, Feira de Santana.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morre Steve Jobs, fundador da Apple


Apenas 42 dias depois de deixar o comando da Apple, morre o homem que modificou a forma de se pensar tecnologia

O mundo da tecnologia está de luto. Nesta quarta-feira (5) morreu, aos 56 anos, um dos mais visionários homens do mundo moderno: Steven Paul Jobs. O empresário e criador da Apple lutava desde 2004 contra um câncer que o afastou da empresa no final de agosto e o deixou fisicamente debilitado. Ele também já tinha passado por um transplante de fígado e viu seu obituário publicado acidentalmente em veículos importantes como a Bloomberg.

Porém, dessa vez, o anúncio foi feito pela própria Companhia através de uma nota em afirmava estar profundamente triste pela morte do seu líder. "O brilho de Steve, sua paixão e energia foram fonte de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram nossas vidas. O mundo é imensamente melhor devido a Steve", diz a nota.À frente da Apple, Jobs deixa um legado de produtos inovadores em diferentes mercados como o iPod, na música, o iPhone, no mundo da telefonia, e o iPad, que trouxe uma nova categoria para os leitores digitais. Nessa trajetória, Jobs sempre mostrou estar um passo adiantado ao seu tempo, tendo visão holística na criação, desenvolvimento e venda de seus produtos. Através desse trabalho pioneiro conseguiu transformar a Apple, em 2011, na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado.

ZipCode otimiza performance da Vidax

Enriquecimento de base otimiza cerca de cinco milhões de registros da empresa de contact center

A fim de buscar alternativas para aumentar a taxa de localização de clientes, a Vidax, empresa líder em ações de Venda através do canal de telemarketing ativo, investiu no enriquecimento de dados junto a ZipCode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude, para qualificação de informações cadastrais.

Com serviços que atendem a pessoas físicas e jurídicas, o contact center precisava atualizar dados como: data de nascimento, renda presumida, profissão e telefones para contato, de pessoas físicas. No caso das bases de Pessoas Jurídicas, os atributos necessários para enriquecimento foram Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), porte da empresa, nome do responsável pela empresa, número de funcionários e telefones para contato.

Já foram otimizados cerca de cinco milhões de registros por meio do cruzamento de bases fornecidas pela da Vidax com os milhões de dados presentes na base da ZipCode.

Com foco no contato telefônico, e muitos contratos remunerados por performance, a Vidax atualiza dados com periodicidade mensal junto à ZipCode.

“Precisávamos de um parceiro para qualificação de base de dados e escolhemos a ZipCode, por ser uma empresa sólida, séria e muito bem conceituada nesse mercado. Os resultados obtidos são positivos, por isto mantemos um fluxo de atualização mensal há cerca de dois anos.”, afirma Marcelo Amaro, Diretor Comercial da Vidax.

Aspect entre as maioires empresas de tecnologia

Empresa é reconhecida no 29o ranking anual Software 500 da Software Magazine pelo sexto ano consecutivo e, com base em receita e crescimento, é considerada uma dasmaiores empresas do mundo por revista especializada

A Aspect anunciou sua posição no Software 500, o ranking das 500 maiores empresas de software e serviços do mundo da Software Magazine, já na sua 29a edição. A Aspect foi posicionada como a 117ª do ranking, com base nos seus US$ 468,6 milhões de receita e taxa de crescimento de 4,8%.

O Software 500 é um ranking baseado na receita dos maiores fornecedores de software e serviços do mundo, com foco em empresas de médio e grande porte, profissionais de TI, desenvolvedores de software e gerentes de negócios envolvidos na compra de software e serviços. Cerca de 27% das empresas Software 500 2011 são privadas e mais de 100 delas aparecem na lista pela primeira vez – um reflexo da natureza dinâmica do setor.

O ranking é baseado na receita total global de software e serviços em 2010. Isso inclui receita com licenças de software, manutenção e suporte, treinamento e serviços relacionados a software e consultoria. Os fornecedores não estão posicionados pela sua receita corporativa total, já que muitos têm outras linhas de negócios, como hardware. A informação financeira foi reunida por uma pesquisa preparada pela King Content Co. e publicada em www.softwaremag.com, bem como a partir de documentos de acesso público.

“Os resultados do Software 500 de 2011 mostram que o crescimento na receita no setor de software e serviços foi saudável, com uma receita total no Software 500 de US$ 541,5 bilhões em todo o mundo em 2010, o que representa um crescimento de aproximadamente 10% com relação à lista do ano anterior”, diz John P. Desmond, editor da Software Magazine e do Softwaremag.com. “O Software 500 ajuda os CIOs, gerentes de TI sênior e as equipes de TI a pesquisar e criar a sua lista preferencial de parceiros de negócios. É uma referência rápida de viabilidade de fornecedores, que pode ser consultada por categoria, tornando-a similar a um catálogo online de software para grandes empresas.”

“Estamos felizes por termos sido reconhecidos no Software 500 da Software Magazine pelo sexto ano consecutivo”, disse Jim Foy, presidente e CIO da Aspect. “O ano de 2010 mostrava sinais de uma economia incerta e ainda turbulenta, mas a Aspect trabalhou continuamente para superar os desafios e entregar resultados fortes. Da mesma forma que a dinâmica deste setor mudou claramente, as demandas do consumidor de hoje também são outras. Na Aspect, entendemos isso e ficamos mais próximos dos nossos clientes ao oferecer expertise sem igual.”

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A cobrança na era das redes sociais

Empresas de cobrança que estão presentes em diversos canais perdem menos tempo para localizar o cliente.

A terceira palestra do Fórum de Inovação, promovido pelo Instituto GEOC na última quinta-feira (22), foi ministrada por Alexandre mártir, diretor de soluções e projetos da ddCom Systems. A apresentação apontou a implementação de uma análise multicanal (telefonia, e-mail, chat, SMS e mídias sociais), permitida pela aplicação do Voice of the Custumer Analitycs. "As redes sociais são como uma avalanche, todos precisam estar inseridos e preparados", diz Alexandre Martir, diretor de soluções e projetos da ddCom Systems. 
De acordo com Martir, a parte mais difícil no setor de cobranças não é propriamente negociar uma solução para o devedor, mas, localizar o cliente em um país onde as pessoas mudam de endereço e telefone à cada seis meses aproximadamente. "O mercado percebe o novo cliente 2.0, que é aquele cliente multicanal integrado, instrumentalizado (celular, computador e etc.) e informado", afirma Martir.

"O conceito de cliente não mudou. Ainda sãos os que procuram por um produto, compram, financiam e etc. O que mudou são as formas de contatá-lo", afirmar Martir. De acordo com os números apresentados pela empresa, três a cada quatro clientes utilizam as mídias sociais, 93% deles acreditam que as empresas devem estar presentes na rede e 60% ainda interagem com as companhias via redes sociais. "O mundo está mudando. Estamos em plena era digital, cabe decidir se vale ou não se sociabilizar na rede", comenta.

A solução apresentada pela ddCom é uma plataforma inteligente para fazer trocas de dados multicanal que visualiza o cliente em 360°, além de contatá-lo, coleta informações sobre o que os consumidores estão falando sobre marca na rede. Além de um speech analytics (análise de conversação) que avalia tons de voz e transcreve o que foi dito, a ferramenta de text analytics (análise de texto) considera e dá peso as transcrições e as pesquisas realizadas na internet. "O Facebook por exemplo, é só mais uma ferramenta, porém, deve ser encarada como uma canal em potencial", finaliza Martir.

Discadores que barateiam telecobrança

Software da Tribo possibilita transferir ligações de uma região do País para outra.

A primeira palestra do Fórum de Inovação Tecnológica promovido pelo Instituito GEOC, que aconteceu durante os dias 22 e 23 de setembro, foi ministrada pela empresa Tribo telefonia. A novidade apresentada promete inteligência nas chamadas através de um software exclusivo que migra as chamadas de um lugar para outro do País de acordo com a proximidade no receptor. Com isso, a ligação fica mais barata, além de realizar a monitora do tempo e custo por ligação, o tempo ocioso das PAs (Posições de Atendimento) e também detecta possíveis problemas nos chips antes que ele possa ser percebido pelo cliente.

De acordo com Eduardo Stern, diretor de tecnologia da Tribo, o principal desafio é tornar os serviços de uma empresa secundária que geralmente é péssimo em bom, apoiando-se na tecnologia e na precisão do controle sobre os processos. Como diferencial, Eduardo diz que 95% de todos os serviços são processados dentro da própria estrutura da companhia que não trabalha com chips físicos."É um serviço exclusivo e detalhado onde conciliamos todas as informações por carteira. Se expandíssemos demais pediríamos qualidade e não queremos isso", finaliza Stern. 

Os executivos da Tribo propuseram no evento disponibilizar o software desenvolvido para parametrizar o nível de qualidade e controle de operações, conferindo maior qualidade ao setor de telefonia, beneficiando todos os nichos de telecomunicações que utilizam discadores externos. Haja vista que o custo cobrado pelo serviço é basicamente o mesmo, o que diferencia é a tecnologia que possibilita o tão almejado controle de custo e efetividade seja por PA, carteira ou completo. "Só assim será possível baratear", encerra Stern.

SMS corporativo mais seguro

Human Mobile investe na certificação de segurança e em uma maior biblioteca de exemplos de código para fazer seu serviço de SMS mais seguro

A Human Mobile, em nota, divulga que vem trabalhando constantemente para oferecer a plataforma de SMS mais segura possível aos clientes que utilizam suas soluções para envio de SMS Corporativo.

Segundo a empresa, sua plataforma tecnológica e suas politicas de segurança e privacidade foram submetidas a avaliação contínua das empresas especializadas em certificação de serviços da internet como a Certisign, VeriSign e Movimento Internet Segura.

Com isso, a Human pode garantir que seus sistemas não são vulneráveis a quebra de sigilo e que as informações dos clientes ficam armazenadas de forma segura, disponibilizando o que há de mais confiável no mercado.

Para aliar essa certificação de segurança nos envios de SMS à agilidade nos processos, a empresa também disponibiliza a maior biblioteca de exemplos de códigos do mercado, com componentes completos em diversas linguagens de programação para integrar o sistema dos clientes a sua plataforma de envio de SMS, proporcionando agilidade e economia para as equipes de TI.

A Human também oferece soluções para integração de sistemas (WebServices, Email, FTP, GET e POST) e um conjunto de funcionalidades para enviar e receber SMS a partir do sistema do cliente, com a possibilidade de gerenciar os envios. São aprimoramentos realizados pensando na otimização de tempo, custo e resultados para as organizações que geram benefícios através da mobilidade.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bancários aprovam greve nacional a partir do dia 27/09/11

Pessoal, lá vem mais uma greve, agora dos bancários. Se não já bastasse a greve dos Correios que está impactando nos resultados deste mês e irá impactar no resultado de Outubro, vamos com mais uma greve iniciar o mês.

Brasil:
Em assembleias realizadas hoje, bancários de várias cidades e Estados do País rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 7,8% da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovaram a realização de uma greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27).

Funcionários ligados aos sindicatos dos bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Ceará, Alagoas, Rondônia, Acre, Campinas, Juiz de Fora, Dourados e Campina Grande, entre outros, aprovaram a greve, segundo levantamento feito até as 20h50 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5 pontos porcentuais), maior participação nos lucros, valorização do piso, fim da rotatividade e mais contratações, além de outros pedidos.

Uma nova rodada de negociação com a Fenaban ocorrerá amanhã, às 14h, em São Paulo. Na próxima segunda-feira (26), novas assembleias serão realizadas pelos sindicatos em todo país para avaliar o resultado da nova rodada e organizar a greve.