terça-feira, 28 de junho de 2011

Vendas cresceram 11,6% no início do mês

SCPC registrou aumento na primeira quinzena de junho de 2011
De acordo com o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) as vendas cresceram 11,6% na primeira quinzena de junho desse ano, em comparação ao mesmo período de 2010. Na mesma base de comparação entre períodos, o SCPC/Cheque (que mede as vendas à vista) registrou elevação de 18%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada nas informações fornecidas por sua empresa Boa Vista Serviços (BVS), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

"O movimento de vendas da quinzena foi bom, especialmente, com a ajuda do frio para o setor de vestuário e acessórios", disse Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp(Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Vale destacar que neste mês de junho o feriado de Corpus Cristi ocorrerá na segunda quinzena do mês, enquanto em 2010 caiu na primeira. Isso acarretou a diferença de um dia útil a mais na quinzena, que será compensada na segunda fazendo com o número de dias úteis seja o mesmo ao final do mês. 

Assim, quando as estatísticas são ajustadas pela média diária, nota-se que o SCPC cresce 3%, enquanto o SCPC/Cheque chega a 8,9%, em virtude das vendas de roupas, ainda beneficiadas pela onda de frio.

Curso é focado em supervisores

28º edição do curso de supervisão em call center acontece em SP no mês de julho.

No dia 13 de julho a Corporativa Brasil promove a 28ª edição do curso "Supervisão em call center focada na gestão de pessoas", ministrado por Márcio Silva , business consultant training da empresa.


O curso abordará os seguintes temas: histórico e tendências da área; o papel do supervisor para o sucesso da gestão de pessoas; liderança em call center; retenção de talentos; supervisor como facilitador do trabalho em equipe; fatores de sucesso para o monitoramento e condições essenciais para o sucesso do feedback, entre outros assuntos.

O curso é destinado a todos os profissionais de supervisão de pessoas e crescimento profissional sejam eles: Gerentes, Supervisores, Coordenadores, bem como profissionais de Vendas, Telemarketing, Call Center, Contact Center, Cobrança, SAC e Atendimento ao Cliente.


Serviço:
Curso Supervisão em Call Center Focada na Gestão de Pessoas - São Paulo
Data: 13 de julho, quarta-feira.
Horário: 08h30 as 09h30
Local: Regent Park Hotel - Rua Oscar Freire, 533 - Jardins
Informações: (11) 3081-1156 / 2364-6988 ou através do e-mail: contato@corporativabrasil.com.br
Inscrições: http://corporativabrasil.com.br/cursos_abertos_3.html

SMS é nova ferramenta da Serasa Experian

Torpedo no celular contribuirá para regularizar pendências financeiras

A Serasa Experian, bureau de crédito, começou a usufruir da tecnologia SMS a favor dos consumidores para a regularização de pendências financeiras. Quando receber solicitação de seus clientes para a anotação de uma dívida vencida e não paga, a empresa poderá enviar instantaneamente essa informação ao consumidor, que ganhará tempo para tomar as providências para negociar a dívida com seu credor. 

O comunicado via SMS não substituirá a comunicação prévia, enviada por correio, informando sobre a solicitação de anotação no banco de dados. Mas dará uma vantagem de tempo ao consumidor, antecipando, com grande velocidade e praticidade, essa informação.

"O SMS é uma forma de comunicação simples, prática, acessível e já constamos que o novo público consumidor, na maioria das vezes, utiliza-se de aparelhos celulares, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. O presidente ainda completa que o SMS vem para dar mais flexibilidade ao consumidor que passa a receber uma chave de consulta pessoal para acesso a seus dados completos, com total sigilo.

Seis dicas para um feedback saudável

Recomendações para ter sucesso no formato que mantém o profissional alinhado à corporação
Sejamos sinceros, quando somos convidados e ou/convocados para um encontro de feedback o que nos vem à mente?

Qual a primeira sensação que nos envolve? Serei ainda mais direto: 

Como seria o seu final de semana se, na sexta-feira, ao final do dia, seu gestor lhe dissesse: 

Fulano (a), por favor, chegue mais cedo na segunda-feira, pois nós teremos uma reunião de feedback.

Certamente este momento martelaria sua cabeça durante todo o merecido descanso e, em alguns casos não tão raros, selaria a completa destruição do seu final de semana. 

Mas por que normalmente toda esta tensão é criada quando se fala em feedback?

Isto infelizmente ainda ocorre justamente porque o que deveria ser um momento de alinhamento entre líderes e liderados a fim de efetuarem correções direcionadas de rotas, visando o desenvolvimento do profissional receptor deste feedback e, consequentemente, da equipe para o alcance dos resultados esperados, é visto como um momento de bronca, exposição pública, punição, vexame...

E como resolver esta questão?

O principal aspecto do feedback, exaustivamente abordado por nós da Leme Consultoria é que este não deve ser encarado apenas como um recurso, mas como uma cultura.
Isso mesmo, feedback é uma cultura, que deve ser vivenciada amplamente no dia-a-dia das corporações, sejam elas públicas ou privadas.

Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, não devemos apenas ter este momento com nossos colaboradores, de uma maneira formal, após o término de um ciclo avaliativo. Este é o maior erro que gestores podem cometer, pois o feedback deve ser usado em tempo real, já que é a maneira mais barata de manter nossos profissionais alinhados às diretrizes corporativas.E para que o feedback aconteça de maneira saudável aqui vão algumas dicas:

1. Lembre-se: o feedback não deve ser dado apenas após um ciclo de avaliação promovido por sua empresa. Feedback é uma cultura, devendo, portanto, ser utilizado no dia-a-dia.
2. Prepare-se. O momento do feedback exige análise prévia e contextualizada dos fatos a fim de evitarmos distorções no discurso e garantirmos o entendimento da mensagem a ser transmitida.
3. Investigue os fatos a fundo. Para isso utilize a técnica do "por que do por que".
4. Deixe o receptor do feedback apresentar sua versão para os fatos e em seguida, peça sugestões para a reversão do cenário diagnosticado.
5. Empenhe tudo o que for acordado de maneira formal, por meio de um "Plano de Ação".
6. Acompanhe de perto as ações acordadas.

Diante dessas dicas breves, certamente você gestor terá condições de conduzir feedbacks junto aos seus liderados. Boa sorte!

Homework: virtualização pode reduzir custos para PMEs

77% dos funcionários afirmam ser mais produtivos trabalhando em casa

A virtualização é uma realidade em boa parte do mundo. No Brasil, esta plataforma está crescendo, e as pequenas e médias empresas podem diminuir os seus custos investindo na comunicação na nuvem. Este aparato tecnológico permite que os funcionários tenham acesso aos arquivos corporativos de sua casa, e se engana quem acredita que trabalhar em casa diminui o rendimento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Citrix, empresa do segmento de virtualização e TI, 77% dos colaboradores afirmam ser mais produtivos trabalhando em casa; 21% revelam ter a mesma produtividade tanto em casa quanto no escritório e apenas 2% dos entrevistados acreditam ser menos produtivos em casa.

Humberto Izabela, diretor da Promisys - empresa provedora de serviços de TI para pequenos e médios negócios - acredita que "a adesão ao home office gera economia em gastos com o espaço físico, energia elétrica e móveis, por exemplo. Essa economia é importante para o pequeno e médio empresário", explica. Desta forma, os empresários podem investir no crescimento da empresa e na área de TI.

A segurança é a principal preocupação das empresas em relação à virtualização. "A comunicação na nuvem é segura. Principalmente quando se trabalha com plataformas de qualidade", lembra Humberto.

"A comunicação na nuvem já é uma realidade. Quem ainda não possui deve se atualizar. O custo-benefício é vantajoso, tanto para os empresários quanto para os colaboradores", ressalta Izabela.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ultracenter abre 100 vagas de emprego

Oportunidade é para o cargo de operadores de telemarketing
Neste mês a Utracenter está com 100 vagas de emprego abertas para operadores de telemarketing, em Barueri (SP). O foco do trabalho será em operações de cobranças e vendas. 

Para concorrer às vagas é necessário ter 18 anos completos, experiência em call center, e ensino médico completo ou cursando. O contratado irá trabalhar seis horas diárias (segunda à sábado), o salário é de R$ 550,00, mas pode variar de acordo com as metas alcançadas. Além disso, a empresa oferece assistência médica, assistência odontológica, refeitório no local e vale-transporte ou fretado.

O contrato é em regime CLT (efetivo), e os interessados devem enviar o currículo para o e-mail cv@ultracenter.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cresce demanda das empresas por crédito

Indicador Serasa Experian indica que houve aumento de 10,4% em maio de 2011

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a
quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 10,4% em maio desse ano, em
comparação ao mês anterior. Comparando com o mesmo mês do ano passado, houve aumento de 6,2% na quantidade de empresas que buscaram crédito em maio de 2011.

A alta mensal em relação a abril de 2011 deveu-se a maior quantidade de dias úteis em maio/11 (22 contra 19). No acumulado dos primeiros cinco meses de 2011, a demanda das empresas por crédito exibiu crescimento de 1,1%, ritmo menor que o observado tanto no acumulado de janeiro a maio de 2010 (+10,8%) quanto no acumulado de todo o ano passado (+7,6%). A menor velocidade de crescimento da demanda das empresas por crédito em 2011 já é reflexo das sucessivas elevações da taxa básica de juros, resultando no encarecimento do custo do crédito, e das perspectivas de desaceleração do ritmo de crescimento econômico, observam os economistas da Serasa Experian.A alta da demanda das empresas por crédito em maio de 2011 foi determinada pelo avanço de 11,0% registrado pelas micro e pequenas empresas na comparação contra abril desse ano. Já entre as médias e as grandes empresas, as demandas por crédito registraram expansões bem menores em maio de 2011: ambas de 0,6%.

domingo, 22 de maio de 2011

As cotas dos deficientes

Seguir corretamente a lei é uma das preocupações das empresas, mas de difícil aplicação prática. Entenda um pouco mais sobre o assunto

O preenchimento de cotas de trabalhadores deficientes sempre ocupou a preocupação das empresas a partir da edição da lei 8213/91, em seu art. 93, porque o mercado de trabalho não tem respondido satisfatoriamente para atendimento da imposição legal.

A lei encontra limites óbvios do ponto de vista prático: (i) falta de clareza quanto ao critério de proporção e de cargos mantidos na empresa; (ii) falta de adaptação dos locais de trabalho; (iii) falta de capacitação profissional de deficientes; (iv) falta de deficientes em número que atenda a demanda de cotas a preencher.

Vários são os esforços constatados no processo de seleção: promoção da acessibilidade; privilégio de deficientes para preenchimento de vagas, com campanhas institucionais para inclusão de deficientes, para dizer apenas alguns movimentos de empresas.

Todavia, a lei é aplicada sem observar suas dificuldades de aplicação prática e, não raro, empresas são penalizadas com autos de infração lançados pelo Ministério do Trabalho porque não estaria atendendo ao regime de cotas.

O Tribunal Regional do Trabalho, em 9 de maio passado, publicou acórdão (Proc. 01615200708102001) em que confirma sentença de primeira instância contra a anulação de auto de infração que aplicou multa por descumprimento da lei de cotas.

O fundamento do acórdão trazido pela notícia é que se trata de obrigação social e não exclusiva do Estado e que a obrigação não se resume em contratar, mas também em aplicação de meios da iniciativa privada na preparação técnica dos deficientes e reabilitados, com o fito de alcançar cumprimento do comando constitucional.

Há, entretanto, decisões em sentido contrário (proc. 02206.2007.023.02.00-1), anulando autos de infração com fundamentos relevantes, como por exemplo, de que "há hoje demanda excessiva por contratação de pessoas portadoras de deficiências, e que as entidades que preparam ou habilitam estas pessoas já não conseguem atender aos pedidos das empresas".

Portanto, ainda ficamos no impasse que nem a lei nem as decisões dos Tribunais resolvem.

As empresas, no entanto, devem manter, durante o processo de seleção da ocupação de vagas, a priorização de pessoas deficientes, realização de campanhas, contatos com entidades capacitadoras de deficientes, demonstrando, deste modo, o gesto no atendimento de sua obrigação.

Não estará livre, apesar disto, de ser autuada, mas terá argumentos e provas de que cumpre sua obrigação social.

Panamericano lança cartão pré-pago de olho nos 'sem banco'

SÃO PAULO - O banco PanAmericano, que passou para o controle do BTG Pactual em fevereiro, lançou nesta sexta-feira um cartão de débito pré-pago "multiuso", focando na parcela da população que ainda não possui conta bancária(...)

O cartão pode ser usado para compras por meio da rede da Mastercard e também para saques e transferências. A empresa global de soluções de pagamentos Rêv participa do projeto. "Parcela significativa da população ainda não tem acesso a serviços bancários. (...) o cartão pré-pago é alternativa para promovermos a inclusão financeira deste público", disse em comunicado à imprensa o diretor de cartões do PanAmericano, Eliel Teixeira de Almeida. O banco citou dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) ao afirmar que quase 40 por cento da população brasileira não utiliza serviços bancários e que 55 por cento dos salários são pagos em dinheiro. "O índice de rejeição de pedidos de cartão de crédito no Brasil ainda é alto, cerca de 40 por cento. O cartão pré-pago é (...) uma alternativa para o pagamento de salários de indústrias como a construção civil", acrescenta o executivo. O banco pretende oferecer em até 60 dias recarga do cartão por meio da rede de cerca de 10 mil lotéricas da Caixa no país. No mesmo período, as 250 lojas do PanAmericano também começarão a distribuir o cartão.

Hoepers vai ofertar 800 vagas em 2011

Nova unidade será instalada em Maracanaú (CE)

Anunciando um investimento de R$ 3,5 milhões a ser empregado até o fim deste ano, a empresa do ramo de cobrança Hoepers inaugurou em 02 de maio de 2011, uma unidade em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Junto à aplicação da quantia também foi anunciada a criação de mais 800 vagas de trabalho até dezembro deste ano, as quais, somadas aos 200 postos já ocupados, chegam perto da capacidade total da unidade, que é de 1,2 mil.

Ao todo, o investimento previsto para a instalação, compra de equipamentos e ligação on-line com a sede no Rio Grande do Sul, além da empregabilidade de pessoal, é totalizado em R$ 5 milhões, de acordo com Charles Focking, que gerenciará a unidade de Maracanaú da empresa de call centers.

"Dispondo de 600 postos, esta unidade é a que terá o maior número de postos de atendimento da rede toda", ressaltou Charles, lembrando ainda que, ao todo, a Hoepers tem 16 filiais distribuídas pelo País e cerca de 2,5 mil pessoas empregadas.

Charles ainda informou que a escolha de Maracanaú se deu depois por a empresa já ter negociado com o município anos antes. De acordo com ele, em 2007, a Hoepers realizou estudo entre capitais de todo Brasil e suas respectivas regiões metropolitanas e a cidade cearense obteve bom desempenho.

Com a nova demanda operacional que surgiu do fim do ano passado e este ano, foi dada preferência a ela. Beneficiada por incentivos cedidos pelo município, a Hoepers assinou protocolo de intenções que privilegia os habitantes de Maracanaú na ocupação dos postos de serviços criados pela empresa, prevendo 80% das vagas criadas até 2011. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3401.8001.