segunda-feira, 2 de março de 2015

Bradesco cria novos segmentos para atender correntistas



Sem ganhar novos clientes no ano passado, o Bradesco parte para a maior segmentação da clientela em busca do incremento das RECEITAS de serviços. Além do Prime, que compreende clientes com renda a partir de R$ 10 mil, o banco agora conta com o Exclusive, voltado para correntistas com renda entre R$ 4 mil e R$ 9.999, e o Classic, que acolhe quem ganha até R$ 3.999.

Antes da mudança, o banco enxergava num mesmo pacote, por exemplo, um cliente com renda de um salário mínimo e um correntista que ganha R$ 9.999. “Era um segmento muito amplo”, diz o diretor-executivo do banco, Octavio de Lazari Junior.

É a partir dessa estratégia que o Bradesco quer incrementar sua RECEITA com serviços e tarifas. “Quando os clientes migrarem, eles vão pagar mais tarifas, mas vão receber mais serviços”, disse o executivo durante teleconferência com analistas.

Essa reestruturação se mostra particularmente importante para o banco em um ano de fraco crescimento do crédito. Além disso, o número de correntistas do Bradesco se manteve praticamente estável ao longo do ano passado, em 26,5 milhões, entre pessoas físicas e jurídicas.

O banco espera ter um crescimento da RECEITA de tarifas e serviços entre 8% e 12% neste ano. Em 2014, o faturamento dessa área foi de R$ 22,1 bilhões, com expansão de 11,7%.

A previsão é que, na faixa dos clientes Exclusive, 3 milhões sejam atendidos. O banco já colocou no ar um canal na internet e no celular criado especialmente para esse segmento. Os correntistas também devem contar com gerente de contas específico, além de serviços de consultoria de investimento e operações de crédito com taxas diferenciadas, por exemplo.

Para 2015, o Bradesco planeja investir R$ 1 bilhão na reformulação e abertura de novas agências, o que, segundo Lazari, dará maior sustentação à estratégia de atendimento desses subsegmentos de clientes.

Da base de clientes pessoa física do Bradesco, cerca de 20 milhões são alocados no segmento Classic, aproximadamente 3 milhões ficam no Exclusive e cerca de 1 milhão no Prime.

A decisão do Bradesco de segmentar mais o atendimento aos correntistas ocorre depois de seus dois principais concorrentes já terem lançado mais categorias para enquadrar a clientela.

O Itaú relançou o Uniclass, herdado do Unibanco, para atender os clientes com renda intermediária, que ainda não alcançam o Personnalité. Em 2013, o Santander criou uma área voltada para os correntistas mais abastados. O Van Gogh, criado pelo Real, ficou com a população de renda média.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário